Tão certo como a premência da respiração para consequência da vida, assim é possível dizer que onde houver uma reunião de pessoas, ali haverá o risco potencial de conflitos.
Essa expressão é tão verdadeira, que até poderia ser substituída pela afirmação incontestável de que conflitar é sinônimo de estar vivo. Fica fácil entender isto, quando vemos casais usando as discutições para manifestar o quanto se importam com o que outro pensa e faz; certos de que muitos dos gritos, gestos e lágrimas, são apenas uma forma de dizer a alguém, que você o ama e se importa com ele.
Romantismos a parte; recentes pesquisas, identificam pais sendo reprovados pelos filhos, sob a alegação de concederem demasiada liberdade, permitem tudo, tal e qual houvesse um compromisso de evitar os conflitos, onde é “proibido, proibir qualquer coisa”. Talvez por isso se perceba, e se acentuem os ciclos, onde gerações mais controladoras ou liberais se sucedem, como se houvesse uma gangorra psicossocial imaginária, que teima em nos levar a viver nos extremos, sem nunca encontrar uma maturidade relacional mais harmoniosa. Obviamente o potencial conflituoso da natureza humana também repercute nas relações empresariais, no dia a dia da convivência das equipes e relação entre líderes e liderados.
A maior parte das empresas e departamentos de recursos humanos trabalham justamente para evitar os conflitos; várias pesquisas de atmosfera interna, visam identificar ainda que veladamente os chamados criadores de confusão, sem levar em conta que conflito não é sinônimo de coisa ruim, e que muitos deles são responsáveis por trazer o novo para dentro de estruturas envelhecidas, repletas de paradigmas escondidos no silêncio.
Nós administradores, devemos ter em mente que os conflitos humanos podem ser uma ótima ferramenta para perceber algo importante, que para alguns já se tornou óbvio, ao ponto de merecer contestação, ou até mesmo confrontação ainda que ruidosa, permitindo corrigir o que está errado, e substituir o antigo pelo novo, num maravilhoso processo humano de valorosa inovação. Lembre-se que as maiores conquistas humanas nasceram a partir do enfrentamento das realidades por homens firmados apenas na força da fé e tome cuidado para não inibir ou dispensar as mentes brilhantes de sua empresa só para ter mais silêncio nos corredores.
Palavra de administrador!
