Artigo sobre ADMaplicada e salário do Prof. Eduardo Piedade

A maioria das pessoas se lembra da definição clássica de salário como sendo “o preço oferecido pelo dono do capital ao empregado pelo aluguel de sua força de trabalho, alguns conhecem a sua origem latina “salarium argentum, ou pagamento em sal”, forma rudimentar com a qual o poderoso império romano pagava os soldados de seu exército; mas poucos já pararam para refletir sobre a semelhança ou relação entre salário e lucro.

Confesso que essa reflexão para mim foi de fato libertadora, principalmente quando eu com cerca de 24 anos, passei a ocupar o meu primeiro cargo como executivo de alta gestão em uma empresa multinacional e finalmente pude perceber alguma recompensa pelos anos de dedicação aos estudos e constantes esforços para atingir e superar metas. Você já parou para pensar que tanto quando um executivo se esforça para valorizar as suas aptidões e currículo para construir uma carreira de sucesso, também um empresário depende de empreender e disponibilizar produtos, serviços e uma imagem institucional que lhe favoreça para fidelizar clientes realizando a maior margem de lucro possível?

A verdade é que os salários operacionais são quase que commodities, podem até sofrer pequenas variações em virtude de um benefício ou outro que se soma ao pacote por decorrência de lei, acordo sindical ou iniciativa integradora e motivadora de recursos humanos, assim como, um quilo de sal ou açúcar que sofrem pequenas variações de preço, geralmente aferidas em virtude de economia de escala, embalagem ou transporte.

Se você deseja ganhar mais ou lucrar mais, seja você empresário ou executivo, terá que se diferenciar; terá que ser percebido pelo cliente ou empregador como aquele cuja contribuição faz e traz real, adicional ou insubstituível diferença, para que o salário ou preço de aquisição se traduza em ato de inteligência e não fruto de um erro de cotação ou protecionismo que geralmente é sinônimo de ineficiência que destrói a longevidade. Lembre-se que quanto mais raro for, mais valioso será; por isso um desempenho padrão recebe salário e gera lucro padrão, o desempenho diferenciado pode justificar um pagamento adicional, mas é a superação das expectativas que continua a ser a melhor forma de conquistar uma carreira de sucesso e realizar margem de lucro acima da média.

Receber mais do que o seu trabalho, produto ou serviço vale é muito provavelmente a forma mais fácil de perder seu emprego ou o cliente, por isso eu sugiro que busque se diferenciar antes de pedir aumento ou reajustar a tabela de preços da equipe de vendas. Lembre-se que é impossível esconder uma cidade iluminada construída no alto de uma montanha, por isso, a melhor forma de conquistar um ótimo salário é realizar um ótimo trabalho.

Palavra de administrador!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *